Gisele Bündchen: uma caminhada para uma vida com mais significado

Fonte: AFP

Após lançar uma biografia recheada de exemplos de luta, superação e sucesso, best-seller nos Estados Unidos e no Brasil, a übermodel, de família simples e personalidade marcante, firma-se como embaixatriz humanitária e exemplo de vida

Escolhi uma foto de capa com apenas seu sorriso aparecendo, Gisele Bündchen, ou apenas Gisele, porque você é, em primeiro lugar, mais que o sorrir, o acreditar no sorriso e o fazer sorrir.

E ela ainda é ativista  de programas de caridade e humanitários como Save the ChildrenCruz Vermelha e Médicos Sem Fronteiras, além de apoiar constantemente causas ambientais, Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ufa!) e escritora! Tudo isso, além de ser conhecida como a primeira e única übermodel do mundo – algo acima de supermodel. Tudo começou lá pelos 14 anos, em concursos de beleza no interior do Rio Grande do Sul, onde nasceu, na pequena – mas hoje, grande, por sua maior representante – Horizontina, em um iluminado 20 de julho – está chegando! – do ano de 1980.

Gisele Bündchen livro
Fonte: Amazon.com.br

Estava escrito nas estrelas que, não apenas brilharia como poucas, mas traria mais vida ao nosso mundo.

Gisele – e você pode chamá-la apenas pelo primeiro nome, não há outra “Gisele” com tamanha importância na atualidade e na História – não teve uma vida fácil. Isso ela conta em seu livro, lançado em 2018, Aprendizados: uma caminhada para uma vida com mais significado (Lessons: a path to a life more meaningful), autobiografia romanceada – se é que se pode dizer assim, fugindo do mero clichê “autoajuda” – inicialmente nos Estados Unidos, onde reside com a família.

O livro narra sua história de superação e sucesso. Só no dicionário a segunda palavra vem antes da outra, em uma carreira sólida e irrepreensível como a de Gisele, que sempre faz questão de lembrar suas raízes no interior do Rio Grande do Sul – a boa educação, o incentivo dos pais, a simplicidade, o valor às pequenas coisas, a força e ao mesmo tempo a ternura, o amor à natureza.

Não foi fácil, como muita gente imagina. Foram muitos “nãos”, Gisele comenta quantas portas seu “grande nariz” chegou a fechar; a depressão, ansiedade, crises de pânico, vícios, humilhações e vontade de desistir. Afinal, é comum que só vejamos o topo do iceberg, o estandarte do sucesso, e não todos os quilômetros e quilômetros percorridos de disciplina, dedicação, resiliência, amor, sim, amor a si mesma e ao próximo, sob o oceano… E ainda aos animais, a causas humanitárias que exigem seu escasso tempo, hoje mãe de Vivian Lake e Benjamin, filhos com o memorável jogador de futebol americano Tom Brady.

O ÁRDUO COMEÇO DA CAMINHADA

Gisele se foi para São Paulo com apenas 14 anos, após ter sido descoberta por Dilson Stein, provavelmente o mais emblemático e importante “caça-talentos”, em termos de modelos, do Brasil. Lá, passou dificuldades que talvez não imaginasse, mas que a fizeram forte, lembraram-lhe a necessidade da fé, do amor-próprio e da persistência. Hoje, aos 40 anos, Gisele é apenas Gisele, única, brilhante, um exemplo de vida e de sucesso para muita gente. De Horizontina, cidade com menos de 20.000 habitantes, para o mundo! Quem imaginaria?!

Se Gisele Caroline Bündchen nunca tivesse acreditado, jamais teria conseguido. E, em seu livro, ela nos dá a satisfação de conhecer ao menos por alto sua bela trajetória para uma vida com mais significado. Sim! Mais que um rosto bonito, perspicazes e hipnóticos olhos azuis, cabelos esvoaçantes e uma presença impossível de não ser notada – não por seu 1.80m ou quase isso, mas por sua grandeza que transparece em seu rosto, em seu sorriso, em seu olhar.

Quando trabalhei com modelos para minha marca de roupas, hoje extinta, fui assessorada por Luís Carlos Leindecker em Ijuí, seu parceiro das primeiras viagens, nas primeiras dificuldades: como você saberia que suas alegadas “pernas muito finas”, e o “perrengue” de trocar uma passagem no ônibus por uma olhada do cobrador no seu book – coleção de fotos de amostra para jobs e agências – e usar filtro de barro para economizar água, a levariam tão longe? E sem se perder! (Se alguma info estiver errada, a culpa não é minha…).

Ah, citei Gisele em meu primeiro livro, Reencontro, pena que não disponível em e-book, de 2011. A protagonista é uma ex-modelo que reside em Porto Alegre, RS, contemporânea da geração Alessandra Ambrósio (gaúcha de Erechim), Adriana Lima (baiana), dentre outras, um pouco depois de Shirley Mallmann (gaúcha que abriu as portas do mercado gaúcho e brasileiro às top models) e Luciana Curtis. (Obs.: Dilson Stein e seu pai, o Sr. Bündchen, chegaram ou eram para ter chegado a receber uma cópia da obra em mãos).

Não por acaso, meu romance Reencontro trata de uma caminhada de superação, fé, sucesso e libertação. Você ainda encontra alguns exemplares novos e usados, a partir de menos de 10 reais, como na Amazon, e o primeiro capítulo em meu site Leilakruger.com na seção Livros/Books (em reformas!). O livro foi publicado em 2016 nos EUA como The Encounter.

Reencontro Leila Krüger
Reencontro – Leila Krüger

Por toda a garra e consciência econômica e ecológica, é ainda uma empresária de sucesso! Gisele pode ter passado o que passou, mas sempre gerenciou suas emoções e sua vida de maneira a saber quando e como devia mudar, e para onde caminhar. O que fez? Dividiu isso com uma multidão de pessoas, em vários lugares do mundo, como só as melhores pessoas fazem.

Veja onde ela chegou! Sem se esquecer, sempre, das causas humanitárias, das outras pessoas, do Brasil, do interior do Rio Grande do Sul. É, Gisele, você acertou, só pode ser isso, ajudar aos outros e a construir um mundo melhor é o que realmente importa para uma vida com mais significado!

UM LIVRO PARA MUDAR SUA VIDA

Leia a sinopse do livro Aprendizados: uma caminhada para uma vida com mais significado na Amazon:

A caminhada de Gisele Bündchen começou no Rio Grande do Sul, numa casa com cinco irmãs, jogando vôlei e resgatando cães e gatos de rua. Nessa época, a carreira dos sonhos de Gisele estava bem longe das passarelas e mais próxima das quadras de vôlei. Mas, aos 14 anos, numa viagem a São Paulo, o destino interveio e colocou um olheiro em seu caminho. 

Quatro anos depois, em 1998, sua participação no desfile memorável de Alexander McQueen em Londres – debaixo de uma chuva artificial – fez sua carreira espetacular como modelo deslanchar e pôs fim à era heroin chic da moda. Desde então já estampou quase 450 campanhas publicitárias e mais de 1.200 capas de revistas e participou de cerca de 500 desfiles das marcas mais influentes do mundo. Gisele se tornou um ícone, deixando uma marca permanente na indústria da moda.

Porém, até hoje, poucas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a verdadeira Gisele, uma mulher cuja vida privada é o oposto de sua imagem pública. Em Aprendizados, ela revela pela primeira vez quem realmente é e quais ensinamentos, ao longo de sua trajetória, a ajudaram a viver uma vida com mais significado. Uma jornada da sua infância de pés descalços em Horizontina à carreira internacional, à maternidade e ao casamento com Tom Brady.

Neste livro divido alguns aprendizados que me ajudaram a levar uma vida mais consciente e alegre, que me inspiraram a superar cada desafio que enfrentei ao longo dos anos e que me trouxeram uma compreensão mais profunda de mim mesma e do mundo ao meu redor.

Gisele Bündchen

Uma obra que demonstra grande sinceridade e vulnerabilidade, Aprendizados revela a vida íntima de uma mulher extremamente pública.

A über mulher Gisele ainda foi eleita pela Universidade de Harvard como Cidadã Ambiental Global por seus esforços a favor do meio ambiente. Hoje, vive em Boston com o marido Tom Brady, os filhos e os cachorros. Importante lembrar como foi dura a perda de Vida, sua cachorrinha que acompanhou todo o seu trajeto de sucesso e se foi, com mais ou menos 15 anos de idade. Idade em que Gisele mais ou menos começou a brilhar…

Ah! Gisele não deixou de ser humanitária nem ao lançar seu livro: todos os lucros de Gisele com a venda do livro foram, são e serão doados para a Luz Foundation, criada por ela em 2007 com o objetivo de apoiar causas sociais e ambientais. Nada surpreendente…

Gisele é Luz! Em um mundo por vezes tão tenebroso, pessoas como ela, que chegaram ao topo, nos ensinam que a razão de viver é ajudar as pessoas e o planeta a viver e sobreviver!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s